Assistência Social

Grupo dos Idosos

Grupo dos Idosos

O QUE É:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, consiste no trabalho social com a pessoa idosa, de serviço continuado, com a finalidade de apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias, promovendo atividades que visem atender às demandas e os interesses inerentes a essa faixa etária – acima de 60 anos.

Objetivos: a promoção da convivência social e da Intergeracionalidade, bem como promover o envelhecimento ativo e saudável; além de fomentar a autonomia e protagonismo dos mesmos.

Ações/ oficinas ofertadas:

  1. Musicalização
  2. Pinturas
  3. Artesanatos
  4. Rodas de conversas
  5. Arteterapia
  6. Alongamento
  7. Palestras com profissionais de diferentes áreas do saberes (Psicologia, Nutrição, Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, entre outras).

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

  • Para informações e atendimento em geral: de segunda a sexta feira das 7h às 11h e de 13h às 17h .
  • Horário dos Encontros: Todas as quartas-feiras, das 15h às 17h.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:

  • O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos  se destina a Pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência do Cras de nosso município.

  • Documentação exigida: RG, CPF e Cadastro Único atualizado.

  • O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos é oferecido de forma gratuita.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO:

  • O Usuário que pretender participar do Grupo de Idosos deverá se apresentar no CRAS e manifestar interesse;
  • Usuário apresenta os documentos necessários;
  • Cras realiza o cadastro dos Idosos e repassa o cronograma das atividades;
  • Usuário comparece no dia dos Encontros.

PRAZO MÁXIMO:

  • Serviço continuado

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Presencial

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Presencial no CRAS, através do telefone: (66) 3548-1001 ou acessando o link abaixo:

https://ouvidoria.novosantoantonio.mt.gov.br/Manifestacao/

Dúvidas

CRAS - Responsáveis Técnicas: Juliana Ferreira do Nascimento - Psicóloga e Sonia Maria Machado - assistente social.

Fale Conosco Atendimento: Presencial: de Segunda a Sexta-Feira de 08:00h às 11:00h e de 13:00h às 17:00h. Através do e-mail: ouvidoria@novosantoantonio.mt.gov.br e na página da Ouvidoria ininterruptamente. (66) 3548-1001
Como Chegar Prefeitura de Novo Santo Antônio Atendimento físico: Prefeitura Municipal. Avenida 29 de Setembro, nº 244, Centro, Cep: 78.674-000