Assistência Social

Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF

O QUE É:Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Serviços ofertados:

As principais ações do PAIF podem ser de intervenção individual e/ou coletivo, são: acolhida, estudo social, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, as oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos necessários.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

  • De segunda a sexta feira das 7h às 11h e de 13h às 17h e Plantões nos sábados e domingos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:

  • Tem direito aos serviços ofertados pelo PAIF, famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos Cras inscritas no Cadastro Único, em especial:
  1. Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;

  2. Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;

  3. Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;

  4. Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

  • Documentos necessários: Carteira de Identidade, CPF e CADÚNICO.

  • Os serviços oferecidos pelo PAIF são gratuitos.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO:

  • O Usuário que necessitar dos serviços ofertados pelo PAIF deve procurar  o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para receber as informações e apoios necessários;

  • Usuário apresenta os documentos necessários;

  • O CRAS, através de sua equipe técnica realiza as devidas intervenções, consistente no trabalho social com as famílias, de serviço continuado, com a finalidade de apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias.

PRAZO MÁXIMO:

  • Serviço continuado

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Presencial

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Presencial no CRAS, através do telefone: (66) 3548-1001 ou acessando o link abaixo:

https://ouvidoria.novosantoantonio.mt.gov.br/Manifestacao/

Dúvidas

CRAS - Responsáveis Técnicas: Juliana Ferreira do Nascimento - Psicóloga e Sonia Maria Machado - assistente social.

Fale Conosco Atendimento: Presencial: de Segunda a Sexta-Feira de 08:00h às 11:00h e de 13:00h às 17:00h. Através do e-mail: ouvidoria@novosantoantonio.mt.gov.br e na página da Ouvidoria ininterruptamente. (66) 3548-1001
Como Chegar Prefeitura de Novo Santo Antônio Atendimento físico: Prefeitura Municipal. Avenida 29 de Setembro, nº 244, Centro, Cep: 78.674-000