Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF
O QUE É: O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Serviços ofertados:
As principais ações do PAIF podem ser de intervenção individual e/ou coletivo, são: acolhida, estudo social, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, as oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos necessários.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
- De segunda a sexta feira das 7h às 11h e de 13h às 17h e Plantões nos sábados e domingos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:
- Tem direito aos serviços ofertados pelo PAIF, famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos Cras inscritas no Cadastro Único, em especial:
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Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
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Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
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Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;
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Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
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Documentos necessários: Carteira de Identidade, CPF e CADÚNICO.
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Os serviços oferecidos pelo PAIF são gratuitos.
ETAPAS DE PROCESSAMENTO:
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O Usuário que necessitar dos serviços ofertados pelo PAIF deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para receber as informações e apoios necessários;
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Usuário apresenta os documentos necessários;
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O CRAS, através de sua equipe técnica realiza as devidas intervenções, consistente no trabalho social com as famílias, de serviço continuado, com a finalidade de apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias.
PRAZO MÁXIMO:
- Serviço continuado
FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:
- Presencial
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:
- Presencial no CRAS, através do telefone: (66) 3548-1001 ou acessando o link abaixo:
Dúvidas
CRAS - Responsáveis Técnicas: Juliana Ferreira do Nascimento - Psicóloga e Sonia Maria Machado - assistente social.