Assistência Social

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O QUE É: 

O Serviços de Fortalecimento de Vínculo é um serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Objetivo

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

As oficinas ofertadas dentro do SCFV são:

Aulas de Ballet às segundas-feiras e quintas-feiras/ turnos: matutino e vespertino;

Aulas de artesanatos as sextas-feiras/ turnos: Matutino e vespertino;

Rodas de conversas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

  • De segunda a sexta feira das 07h às 11h e de 13h às 17h.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:

  • Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
  • Apresentar documentos pessoais: RG, CPF e CADÚNICO;
  • O uso do SCFV  é oferecido de forma gratuita;
  • Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias: Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, Pessoas Idosas.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO:

  • Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
  • Manifestar interesse em algum dos serviços ofertados;
  • Apresentar documentos pessoais: RG e CPF, Cartão do CadÚnico e fazer sua inscrição;
  • Comparecer no CRAS no  dia e horário das oficinas.

PRAZO MÁXIMO:

  • No ato da procura se houver disponibilidade de vaga e horário ou conforme agendamento.

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Presencial 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

  • Presencial no CRAS, através do telefone: (66) 3548-1001 ou acessando o link abaixo:

https://ouvidoria.novosantoantonio.mt.gov.br/Manifestacao/

Dúvidas

CRAS - Responsáveis Técnicas: Juliana Ferreira do Nascimento - Psicóloga e Sonia Maria Machado - assistente social.

Fale Conosco Atendimento: Presencial: de Segunda a Sexta-Feira de 08:00h às 11:00h e de 13:00h às 17:00h. Através do e-mail: ouvidoria@novosantoantonio.mt.gov.br e na página da Ouvidoria ininterruptamente. (66) 3548-1001
Como Chegar Prefeitura de Novo Santo Antônio Atendimento físico: Prefeitura Municipal. Avenida 29 de Setembro, nº 244, Centro, Cep: 78.674-000